sábado, 26 de julho de 2008

Tricolor 1995 - Sanwa Bank Cup

A partir dessa notícia que tive a ideia de continuar a série sobre as camisetas do Grêmio. Apartentemente esta é uma camisa que o Grêmio só usou em uma única ocasião, na edição de 1995 da Sanwa Bank Cup. A camisa é praticamente a mesma de 94 e 95, com a diferença de contar com o patrocínio da pênalti no lugar da Coca-Cola (que era o vigente). Nunca fiquei sabendo por que o Grêmio não jogou com sua camisa normal:

Ano: 1995
Fornecedor: Penalty
Patrocinador: Penalty

O site do Grêmio dá um certo destaque a esse título, mas ali são encontradas algumas informações erradas. O tricolor não venceu a 1ª edição da copa, e sim a segunda. A copa Sanwa Bank era organizada pela J-league, que para promover o futebol no japão, realizava um jogo entre o campeão japonês e o campeão de algum campeonato estrangeiro. A 1ª edição foi jogada entre Gimnasia y Esgrima de La Plata (campeão da copa centenario da Afa) e o Verdy Kawasaki (para mais detalhes clique aqui). Em 1995, novamente o Verdy Kawasaki contra o Grêmio (campeão da Copa do Brasil 94). Em 1996 IFK Goteburg da Suécia contra Yokohama Marinos e, na última edição, D.C United dos EUA contra Nagoya Grampus Eight.

Ainda segundo o site do Grêmio: "O jogo foi transmitido pela televisão para todo o território japonês, enquanto que no estádio, com bom público, apesar da forte nevasca, ocorrida no dia do jogo, 27 mil torcedores viram a vitória gremista por 2x1 com gols de Paulo Nunes e Jardel."

A Sanwa Bank Cup também era conhecida como Copa da Amizade, ou também J.League International challenge.

O time do Grêmio foi praticamente o mesmo da libertadores daquele ano, com o Luciano de zagueiro central e o Vagner Mancini na meia-direita. O Verdy tinha como destaque Bismarck, que surgiu como promessa no Vasco, jogou a copa de 90 e acabou fazendo toda a carreira no Japão. O time adversário ainda tinha Alcindo Sartori, que jogou no Grêmio antes de ir fazer dupla com Zico no Kashima Antlers.

Grêmio 2 x 1 Verdy Kawasaki

Local
: Tóquio/JAP
Data: 04/03/1995
Gols: Paulo Nunes e Jardel (Grêmio), Bismarck (Verdy)

VERDY KAWASAKI: Fujikawa; Ishikawa, Pereira, Nakamura e Tsunami; Hashiraya, Bismarck, Kitazawa (Hironaga), Fujiyoshi (Tshiwka), Alcino e Fube
Técnico: Nelsinho Batista

GRÊMIO: Danrlei; Arce, Luciano, Adílson e Roger; Dinho, Goiano, Vagner Mancini e Carlos Miguel; Paulo Nunes (André Vieira) e Jardel (Magno).
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande André!

Ontem na reunião levei essa camiseta, tenho a número 8, porém sem o símbolo, parece que foi usada num treinamento antes desse jogo.

abraço

Tião de Carvalho

Anônimo disse...

Just want to say what a great blog you got here!
I've been around for quite a lot of time, but finally decided to show my appreciation of your work!

Thumbs up, and keep it going!

Cheers
Christian, iwspo.net